Industria de máquinas se mobiliza para legislações

25 de Novembro de 2021

Em meio às inúmeras normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) vigentes, em relação a sistemas e prevenção contra acidentes e doenças de trabalho em operações com máquinas e equipamentos agrícolas e rodoviárias, como as normas regulamentadoras de números 12 e 18 (NR-12 e NR-18), as empresas brasileiras correm para adequar seus equipamentos, como tratores, e os parques fabris com a legislação.
“Observamos que os fabricantes e fornecedores estão preocupados em oferecer ao mercado equipamentos que garantam a segurança dos operadores”.

A NR-12, por exemplo, determina o uso de sistemas de proteção contra capotamento. Para isso, um dos testes realizados é o ROPS (roll over protective structure ou estrutura protetora contra capotamento), que avalia o quanto a cabine de uma máquina protege o ocupante em caso de capotamento. “O equipamento não só mede força, mas deformações. Isso é importante porque quanto mais ele se deforma, maior é o risco e menor é a chance de o fabricante atender à legislação.

A SMS é uma empresa localizada na cidade de Paraguaçu, no Sul de Minas Gerais, especializada na fabricação e certificação de Estruturas de Proteção Contra Capotagem.